Funerária 24 Horas Plantão 0800 53 1819

O que é a cremação?

A cremação pode ser definida como o processo que transforma o corpo em cinzas. Nada mais faz, do que abreviar o processo de decomposição. O que demoraria alguns anos, ocorre em mais ou menos três horas, através do processamento do corpo em um forno que pode atingir até 1.000 graus centígrados. Após a transformação em cinzas, estas são colocadas em uma pequena urna, entregues á família. A urna pode ser guardada, ou as cinzas podem ser espalhados em locais específicos, dependendo da vontade da família, ou da vontade do falecido.

É considerada uma prática higiênica e econômica. Evita despesas com manutenção de jazigo, compra ou aluguéis e renovações posteriores. Mesmo havendo a opção pela cremação, o cerimonial de despedida pode ser feito, e o procedimento tradicional do velório, mantido.

Como funciona o processo de cremação

O processo de cremação divide-se em duas etapas, no mesmo equipamento. A primeira diz respeito ao corpo e ao ataúde, atingindo a temperatura aproximada de 600 graus. Na segunda etapa, são processadas as substâncias particuladas e gases resultantes da etapa anterior. Esse procedimento ocorre na temperatura aproximada de 850 graus. Para que todo o processo esteja dentro das normas que visam à redução dos riscos ambientais, é exigido que todas as partes metálicas e vidros do ataúde sejam retiradas.

Como é a aceitação da Cremação nos outros países?

No mundo todo cresce a prática da cremação. Na Alemanha e na Dinamarca, o número de cremações excede desde o ano 2000 o número de enterros. Na Austrália são cremados 50% dos mortos. Nos Estados Unidos, 26%, a maioria nas grandes cidades. No Japão, desde o século XIX a cremação é o costume predominante, e hoje 99% dos mortos são cremados. Na Índia, a cremação tem uma tradição forte. Já no Brasil, temos 1,2 milhão de mortos por ano, e apenas 5% são cremados. O Rio Grande do Sul aceitou muito bem esta tendência mundial, e em locais como Porto Alegre, em alguns meses, chega a 10% o número de cremações em relação aos óbitos.

Mas a tendência está crescendo por três razões nos grandes centros urbanos:
1) Em primeiro lugar, porque no mundo globalizado, podemos comparar nossa realidade a de outros países, e isto nos faz perceber que certos rituais podem ser mudados;
2) É mais conveniente e mais barato. Isto porque, após a cremação, não existe a necessidade de manutenção de jazigos, ou alugueis e renovações periódicas;
3) Quase todos os cemitérios estão com as áreas esgotadas. O problema de espaço físico torna-se a cada dia, mais evidente. Principalmente nas grandes cidades.

Por que ter um crematório no Capão do Leão

No Rio Grande do Sul existem, atualmente, crematórios em Porto Alegre, São Leopoldo, Viamão, Novo Hamburgo (todos na Região Metropolitana), Caxias do Sul e Santa Rosa. Ou seja, atualmente, para um habitante da Região Sul poder realizar este desejo, seria necessário viajar com o corpo durante várias horas. Para um morador de Pelotas, em torno de 260 Km. Mas, para um morador do Chui, por exemplo, se a opção fosse o crematório de Porto Alegre, seriam, no mínimo, 500 Km.

A Região Sul do Rio Grande do Sul é composta hoje, por 22 municípios, onde moram mais de 850.000 pessoas. Este número de habitantes corresponde a quase 8% dos habitantes de nosso Estado. Sem falar, nos outros municípios que poderiam ter interesse em realizar as cremações aqui.

Ou seja, o crematório é um empreendimento REGIONAL, que pode atender a mais de 10% da população gaucha, reduzindo custos para os familiares, e trazendo renda para o Capão do Leão.

Sendo o primeiro crematório da Região Sul do RS, a vantagem competitiva é evidente, pois o investimento para um empreendimento deste porte é muito alto.

Veja as fotos do projeto do crematório Angelus PAX

Bom para a população: Com a instalação do Crematório, as famílias que optam por este procedimento não terão mais o longo deslocamento para a realização deste desejo. Também, teriam menor custo, uma vez que a despesa de viagem é sempre um custo elevado, pois é feito exclusivamente por uma funerária.

Bom para o município: toda a cremação gera recursos (impostos) para o município onde está instalado o Crematório. Este imposto, atualmente, está sendo pago para outros municípios.

Bom para o trabalhador: através do aumento de fluxo de atendimentos, gera mais empregos diretos e também indiretos para os moradores do município, principalmente os que residem nas proximidades do Memorial Pelotas.
Além do Crematório, também estão previstos toda a estrutura, que compõe cinerário, espaço para espargimento de cinzas e salão de cerimonial antes da realização da Cremação.

Sendo filosofia da Angelus Pax, trazer aos seus associados bons serviços acessíveis ao maior percentual da população possível, com a implantação de jazigos verticais e um crematório em parceria com o Memorial Pelotas Cemitério Parque, toda a estrutura que envolve Atendimentos Funerários estará sendo contemplada.

Funerária 24 Horas
Fone (53) 3222-9844
Plantão 0800 53 1819

ANGELUS PAX
Fone (53) 3227-3782
Plantão 0800 53 1818

Farmácia
Fone (53) 3028-0888

Hostche criações de sites e Pelotas

Funerária Bom Jesus e AngelusPax - Todos os direitos reservados